Cursos da áreas de Engenharia e Saúde têm agora nova ferramenta para práticas laboratoriais de forma remota

Publicado em 15 de abril de 2020

Virtual Labs é uma iniciativa inovadora e será “é um complemento para as atividades”, garante o pró-Reitor

Sem a possibilidade de fazer atividades práticas de modo presencial, os alunos de Engenharia e de Saúde têm agora uma ferramenta de aprendizado que complementará o conteúdo de disciplinas laborais, com a realização de experimentos científicos e pedagógicos de modo remoto. O Centro Universitário IESB adquiriu a ferramenta Virtual Labs junto à empresa Algetec. O programa simula um laboratório e permite estudos clínicos.

“É uma ferramenta didática, que vem para auxiliar, mas não para substituir a prática laboratorial”, explica o pró-Reitor da Instituição, professor Luiz Cláudio Costa. A professora Graziela Brito utilizou a plataforma na turma de Engenharia Elétrica e recebeu uma resposta positiva dos alunos. “É super didático e com certeza uma opção pra que a gente não fique parado nesse momento de isolamento social. Vai ajudar muito”, afirma Graziela.

Como funciona

Além de permitir o ensino teórico-prático pelo professor, e que o estudante planeje e organize o próprio experimento, a plataforma também auxilia na organização, porque os estudantes podem acessar os resultados. “Isso facilita o processo de aprendizado, para quando esse mesmo estudante for para um laboratório real, físico, ele já ter uma noção de como funciona”, complementa o pró-Reitor.

A ferramenta é simples. Não precisa de instalação prévia por parte dos alunos, apenas nos equipamentos dos professores. Por meio da plataforma Blackboard, o aluno acessa ao link do laboratório virtual referente à experiência que será praticada. “A partir daí, o aluno recebe um roteiro com perguntas prévias, uma espécie de teste, junto com uma explicação acerca dos conceitos que podem ser observados na atividade, antes de entrar no experimento em si”, explica o professor Miguel Enrique Parra, um dos professores responsáveis pela plataforma na instituição.

“É tudo muito didático, o roteiro explica todo o passo a passo. Então, qualquer usuário, mesmo que sem habilidade com o computador, pode realizar os experimentos. Só precisa seguir as instruções”, comenta também a professora Graziela. “Depois, vem um novo teste, onde o aluno consegue perceber a evolução do seu aprendizado a partir da experiência”, complementa o docente Miguel.

É importante salientar que as atividades que serão realizadas a partir do Virtual Labs não substituirão as atividades laboratoriais. “Estas serão realizadas tão logo as atividades presenciais sejam liberadas”, alerta o professor Luiz Cláudio.

Por Felipe Caian Dourado

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